domingo, 30 de junho de 2013

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL EM RELAÇÕES PUBLICAS



O profissional responsável por construir imagens e reputações não pode ignorar o poder das redes sociais. Twitter, Facebook e outros canais de comunicação não convencionais ajudaram a expandir o mercado para os profissionais formados em relações públicas.
"O conceito das mídias sociais é um espaço que veio para ficar. Antes o Orkut era a grande moda, hoje está fora de linha e o facebook é a grande ferramente. Tudo isso vai passar, com certeza, mas a necessidade de dialogar nesses espaços veio para ficar", diz Luiz Alberto de Farias, professor e presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas.

RELAÇÕES PÚBLICAS

Mercado de Trabalho

Para Farias, cada vez mais as empresas entenderam que além de ter um bom produto ou um bom serviço, é necessário ter um nome respeitado no mercado. “Por isso estes profissionais [formados em relações públicas] têm sido demandado de uma maneira bem significativa nos últimos tempos. Hoje estamos em um excelente momento. ”
Para poder atuar, o profissional precisa concluir a graduação de quatro anos que inclui base de disciplinas de ciências humanas e aulas práticas de fotografia, vídeo, planejamento, artes gráficas entre outras.
Farias lembra que para se dar bem na carreira há o mito de que o relações públicas deva ter fluidez, eloquência e facilidade para discursar em público. “Essas virtudes são boas para qualquer profissão, inclusive para relações públicas. Porém, a principal característica é a capacidade de gerenciamento de conflitos e de planejamento.”

Curso Superior em Relações Públicas 

Além da graduação, é fundamental que o profissional tenha domínio de idiomas como inglês e espanhol. Farias sugere que experiências em atividades comunitárias também podem ajudar a construir um currículo fora do convencional, além de fazer diferença durante a atuação no mercado, no momento de gerenciar uma crise, por exemplo.
Diferentes atuações

Apesar  de  ser  comum  encontrar  jornalistas  trabalhando  como assessor  de  imprensa,  Farias  garante  que  esta  é  uma  função originalmente  do  relações  públicas.  Enquanto  o  jornalista  é habilitado  para  apurar  fatos,  transmiti-los e  formar opinião, o relações  públicas é  direcionado para  a instituição  e tem a função de gerenciar a  percepção da empresa,  fazendo com  que ela seja bem aceita interna e externamentre.

Ainda no campo da comunicação, a publicidade, de acordo com o professor, trabalha com uma visão promocional de um determinado produto ou serviço da organização e tem a missão de gerar desejo e consumo. 

"No mercado brasileiro, às vezes, estas funções se misturam e se confudem. Nas últimas décadas, a área de jornalismo se aproximou muito das funções de relações públicas", afirma Farias.

palavras chaves: economia, relação, publica, nacional, imagem, reputação.

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